sábado, 11 de fevereiro de 2012

Ovelappings - da arquitectura do lugar e das sobreposições do pensar|criar


Estivemos à conversa com Ricardo Carvalho, um dos arquitectos cujo atelier está presente na exposição Overlappings. Uma ideia que nasceu em Londres, a convite do RIBA – Royal Institute of British Architects  e que se encontra, agora, em Lisboa.  Jonathan Sergison, o Comissário da exposição,  sublinha a capacidade de colaboração e de partilha de ideias que está por detrás desta exposição.  Do individual ao colectivo – eis o caminho que podemos percorrer em modo «overlapping», no Museu da Electricidade.

Quem se lembra  das arcas que eram utilizadas pelos nossos avós para guardar, entre outros, o enxoval? E que eram tão úteis para  transportar coisas, em momentos de mudança? Overlappings apresenta-nos seis ateliers de arquitectura «religiosamente» guardados em arcas, que já viajaram de Londres para Milão, Barcelona, Loulé e agora permanecem em Lisboa. Esta é uma exposição itinerante e verdadeiramente portátil.

Seis arcas, seis ateliers, seis capítulos de um mesmo livro em que se expõe a arquitectura portuguesa do agora.  Como é que se pensa uma exposição a seis? Ricardo Carvalho responde-nos, lembrando que a arquitectura é, por si, uma actividade partilhada e que exige uma equipa em torno de um projecto. «Os sete arquitectos aqui presentes  usufruem de um conhecimento mútuo e de uma proximidade pessoal que facilitou este trabalho, para além da cumplicidade conceptual em torno da arquitectura».  E nesta exposição encontramos um espaço de representação da arquitectura, sob seis formas diferentes. Os visitantes são, assim, convidados a ver a representação daquilo que existe algures por aí e que foi concebido pelos sete arquitectos. A ver e a reflectir, pois a arquitectura surge da reflexão permanente sobre o colectivo; é pensada e construída para o colectivo. 

Aires Mateus, Bak Gordon, Bugio.João Favila, I. Lobo, Paulo David, Ricardo Carvalho + Joana Vilhena: seis ateliers portugueses que nos solicitam um momento para ver aquilo que se faz, no momento, em arquitectura.  Cada arca transporta em si a ideia da arquitectura portuguesa e convoca o visitante a descobrir as diferenças que os ateliers apresentam na sua visão do mundo. A construção da exposição  também exigiu, por parte dos arquitectos, um momento de «parar para pensar, sobretudo para mudar a nossa relação com o próprio objecto da criação», disse-nos Ricardo Carvalho. 

Será surpreendente o facto desta exposição, de arquitectos portugueses,  ter nascido em Londres? Não. Na arquitectura, como em outras áreas, os portugueses e os seus trabalhos são frequentemente valorizados lá fora, quando em Portugal não passam de desconhecidos. A arquitectura portuguesa é acarinhada no estrangeiro, diz-nos Ricardo Carvalho, pelo facto de comportar três aspectos que a tornam única: é uma arquitectura situacional (enraizada nos lugares), é low tech e manifesta uma força poética muito forte. É essa força que nos distingue, enquanto portugueses, habituados a lidar com inúmeros obsctáculos quando queremos fazer algo. Sim, podemos afirmar com alguma segurança que  a arquitectura portuguesa terá o seu caminho internacional assegurado; mas o mesmo não podemos dizer do caminho em Portugal, uma vez que nos aproximamos de um estado em que a arquitectura será algo ao qual só alguns terão acesso, pelas óbvias dificuldades económicas que o país atravessa, bem como consequência da extinção do Ministério da Cultura. Exemplo desse caminho internarcional é a presença dos nossos arquitectos em exposições como Tradition is Innovation,  patente de 29 de Setembro a 11 de Outubro no Living Design Gallery Ozone,  em Tóquio.
Pedimos uma nota de optimismo: Ricardo Carvalho sugere que se abandone uma vivência superficial e construamos uma reflexão profunda, tendo por base a pergunta «o que é que eu posso fazer?».   
Antes que as arcas se fechem e rumem a um novo destino, convidamo-los a incluir na  vossa reflexão uma paragem no Museu da Electricidade, para ver o que de melhor se faz, nos dias de hoje, na arquitectura portuguesa. De escolas a hoteis, a grutas e casas, um museu e uma faculdade: encontrará de tudo um pouco, sempre em modo «overlapping».

O Museu de Electricidade, em Lisboa, acolhe a exposição de seis ateliers de arquitectura portugueses, até 11 de Dezembro. Não perca a oportunidade de presenciar uma leitura partilhada sobre a arquitectura portuguesa. 

(trabalho realizado para a Rua de Baixo | Novembro de 2011) 

Sem comentários:

Enviar um comentário